Início > Devaneios, Diversos > Gostinho de ser criança

Gostinho de ser criança

Esses dias fizemos canudinhos.

É, canudinhos!

Não sabe o que é? Ok, eu explico. Há muitos anos atrás, quando morávamos no Rio Grande do Sul (minha querida e amada terra natal), existiam os canudinhos. Os canudinhos eram uma massa feita de alguma coisa, recheada com maionese, frango e outros condimentos gostosos. Eram guardados numa geladeira, de uma noite para outro, de modo que a massa ficasse molenga e macia. Caso comesse na hora, ela ficava dura e crocante, o que não é legal – faz meleca, tem que fazer “força” pra quebrar. Pode ser que você conheça, ou não, vale a explicação.

E o que eu, leitor, tenho a ver com isso?

Nada! Fizemos canudinhos em casa e senti saudades de ser criança. Não existem canudinhos na capital dos comedores de pequi, sabia? Bateu uma nostalgiazinha legal… Saudade das animadas festas de aniversário como nunca foi feito aqui no Goiás. Dos negrinhos, branquinhos, risólis, coxinhas (e canudinhos), bem gordurosos, uma delícia. Quitutes da Mariazinha. Escola Adventista. Garagem da minha casa. Casa dos antigos amigos, que hoje nem lembram mais de mim, mas com que cresci e convivi até os 9 anos. Ou melhor, não cresci, só envelheci.  Caramba, eu tenho 21 anos!


Mas se não tem em Goiânia, quem comprou o tal dos canudinhos?

Minha avó, que mora em Taquara, no RS. Ela trouxe a massa dos canudinhos, prontinhos pra encher. Afinal, ela ta sempre por aqui nos visitando, e eu gosto disso! Colocamos frango, maionese, cebolas, tomates, pimentões (tudo BEM picadinho), azeite de oliva e azeitonas picadas. Entupimos os dito-cujos e depois comemos…🙂

Só isso?

Sim. Só isso. Um post pra dizer que senti saudade de ser criança depois de ter comido os canudinhos que fizemos em casa. Em família. Vai dizer que não ficou com vontade? :)  (tá bom, eu sei que não.)

Stay safe,

Lucas Timm

Categorias:Devaneios, Diversos
  1. Cindy!
    13 de dezembro de 2009 às 5:23 pm

    :] Nuss! Não sabia que também se comia canudinho com recheio salgado. Aqui em Brasília só conheço com doce de leite (nhhhami nhaami, delícia), mas parece bonzim assim também. Vou provar!

  2. Cindy!
    13 de dezembro de 2009 às 5:44 pm

    *¬* Poutz, agora tô morrendo de comer canudinho. Culpa sua!
    Agora vou ali no mercado ver se tem.

  3. Hilma
    5 de julho de 2013 às 9:48 pm

    Pode lambuzar o topo com queijo ralado…fica uma “diliça”

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

