Início > Diversos > Eu nunca havia entendido…

Eu nunca havia entendido…

Sabe aquelas pessoas que criticam o U2 por que a banda se atualizou, e seu “último CD que presta” foi o The Joshua Tree? Pois é, eu não entendia. Não conheço a história da banda. Não conheço sua estrada. Nem muitos CDs.

Mas, estou aproveitando meus ultimos dias de 2Mbps e baixando vários álbuns completos de alguns artistas (no Orkut: comunidade Discografias > All!), e baixei o The Joshua Tree pra minha coleção. Já tinha o Boy, o October e o How to Dismantle an Atomic Bomb.

CARALHO. Realmente, The Joshua Tree é um divisor de águas do U2. O Rattle and Hum (live requentado, próximo album da banda – que eu também baixei) é excelente, mas a seleção de músicas não é tão boa quanto ao anterior. O Zooropa então, nem se fala.

Claro, sem insensatez, não vou parar de gostar do U2 por não ter parado no tempo e mudado “tanto” desde o The Joshua Tree. Mas, que esse álbum é melhor do que todos os outros (na minha opinião, óbvio), eu nem discuto mais.

Categorias:Diversos
  1. 21 de julho de 2008 às 3:59 pm

    Joshua Tree é o que há, Joshua Tree tem tudo o que consagrou o U2 como a melhor banda de todos os tempos. Só que eles não pararam aí. Se fossem Joshua Tree pra sempre, não seriam o U2, nem a melhor banda de todos os tempos.

    Mas sério mesmo que tu acha o Rattle and Hum requentado? É que tu não deve ter visto o rockumentary que fizeram e lançaram junto com ele. Mas realmente, na época do Rattle and Hum a banda estava desgastada e precisava fazer algo novo. Até este álbum, o tipo de música deles era mais ou menos o mesmo pós-punk de sempre – não que isso fosse ruim, obviamente, mas era um som mais ou menos uniforme.

    Depois de Rattle and Hum, a banda quase acabou. O Edge e o Bono queriam fazer algo novo, o Larry e o Adam preferiam seguir o caminho que tinham feito até ali.

    E então veio o Achtung Baby, que marca a transição do pós-punk para uma identidade própria da banda. Eles deixaram de se parecer com qualquer coisa (se é que pareciam, mas basta olhar os seus contemporâneos para ver que alguma semelhança existia), e viraram o U2 que conhecemos hoje.

    A Zoo TV Tour e o Zooropa consolidaram o que havia sido feito no Achtung Baby, e esses dois CDs novamente lançaram as bases do U2, com músicas consagradas, como o Joshua Tree tinha feito na década passada. Foi quando eles viraram “banda de estádio”: podiam fazer qualquer coisa, os shows iriam à sua lotação máxima.

    Pop foi uma experimentação, e continuação do legado dos dois albuns anteriores. Dizem que é o pior trabalho do U2, mas eu revido: os caras são geniais até quando tropeçam! Pop pode ter sido, como dizem, um fiasco, mas foi necessário. E não dá pra dizer que Pop é ruim, ou tirou a banda dos trilhos, sendo que é o disco que tem músicas lindas como “If God has send His angels” e “Please”, que são verdadeiras obras de arte.

    Mas se você é fã do Joshua Tree, vai adorar o All that you can’t leave behind, uma volta às origens da banda. How to dismantle an atomic bomb eu considero um All that you can’t leave behind + Pop.

    Meu álbum preferido do U2? Depende do dia, do contexto, da minha vontade. Mas o Achtung Baby com certeza me cativa muito.

    Comentariozinho pequeno, não?

  2. 22 de julho de 2008 às 8:38 am

    Bom vamos falar sobe U2 então.

    Para mim o u2 inexistia antes de Achtung Baby. Porque?
    Tudo anterior a esse album é chato, sim é isso mesmo, chato. Massante, cansativo. Hinos e hinos de auto-ajuda.

    Para uma banda de irlândeses que ” ainda não encontraram o que estão procurando”, acahar Flood no meio do caminho e conceber Achtung Baby, foi o desastre mais perfeito que ja existiu! Toda banda apos esse cd tem um Achtung Baby, Radiohead tem o seu ok Computer, Smashing pumpkins tem (ooops, smashing pumpkins é todo perfeito), Mellon Colie and infinite sadness;ou seja um divisor de aguas.

    Para mim o u2 antes na epoca de Joshua Tree ja era banda de mega espetaculos, de cantar com Frank sinatra (Rattle and Hum), banda de grandes estádios, o que mudou com Achtung Baby, foi o sarcasmo, foi a ideia de vamos nos divertir porque não temos que salvar o mundo a cada concerto ou a cada cd lançado!

    A ZooTv foi a turne para divulgação do Achtung Baby, que na minha opnião gerou o cd mais monstruoso e inesperado, e por assim dizer inesperado do u2. Eles estavam em turne ainda com um cd que tinha singles na parada UK, estavam lancando “Whos gonna ride your wild horses” como ultimo single de Achtung Baby, e dois meses depois do nada BUUUUUM.

    zooropa! E mais turne! para mim que trabalho com designer grafico foi uma experiencia unica, toda ideia da turne, o encarte perfeito do cd, um single totalmente anti-comercial que virou hit (numb) um guitarrista que assume os vocais , onde ele nunca havia passado de um backing vocal. Zooropa é perfeito!
    Experiemntações e mais experimentações.

    Que venha a pop-mart e o u2 dançante, ninguem entendeu a proposta, nem eu , mas embaixo da maquiagem das 3 primeiras faixas do cd que são muito ruins, as outras esta o u2, de antigamente…. ergh!Com poucas excessões se salvaram If God has send His angels, e if you were that vevet dress, coisas do brian eno e flood.

    Ai o u2 que ja era big mega super banda, acomodou e lancou mais dois cdzinhos mediocres, e devem estar preparando mais um … que venha mais do mesmo. Afinal competir e perder para o RADIOHEAD como a melhor banda do mundo deve doer.

    Album preferido! Vamos por assim, Zooropa.

  3. 22 de julho de 2008 às 8:41 am

    Não que eu não goste de u2.
    Eu gosto, mas num mundo onde existe RADIOHEAD, eles tem que se esforçar mais!
    Muito mais!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

