Início > Linux, RedHat > Conexão remota/Acesso remoto no MySQL

Conexão remota/Acesso remoto no MySQL

 

Post rapidinho. Tenho o dia de hoje para aprender a programar JSP, visto que tenho prova terça ou quarta, nem sei.  :)  Na verdade, a prova foi semana passada, mas eu perdi a revisão e não fiz nenhuma atividade das últimas três semanas (/me trabalhando), resumindo? Me fudi. O professor deu outra chance e vai passar outra prova (semelhante à anterior, claro), e eu preciso me virar.

A idéia então, seria instalar o meu odiado NetBeans no Windows Server 2003 (virtualizado) e utilizar o banco de dados MySQL instalado no Fedora 8 (máquina física), visto que tenho pouco espaço em disco na VM. Tudo muito bem, tudo muito bom, até tentar conectar com o HeidiSQL a partir da máquina virtual para a máquina física, e receber um belo “acesso negado para o IP solicitado”. Googleei rapidinho, e vi nos fóruns que é uma questão comum, e três soluções de usuários Ubuntu não deram certo.

Então, li por alto (devido à correria) um artigo muito interessante e que torna bem clara a configuração de usuários/níveis de acesso no banco de dados MySQL. No artigo, não existe um exemplo de “faça isso para funcionar”, é necessário leitura e um pouquinho de raciocínio para chegar à tal conclusão. Mesmo assim, não tem mistério, e na primeira linha do comando SQL, o mesmo já funcionou e recebeu conexões remotas com o usuário root.

Assim, aos usuários que precisem de uma solução rápida e eficaz, o que se segue resolverá o problema. Aos que querem entender o que foi realizado, leia o artigo que citei acima. Recomendadíssimo.

Sem entrar em detalhes, o MySQL já precisa estar instalado e rodando (seja Linux, FreeBSD, Solaris, Windows ou o que for), isso é com você. O resto é extremamente simples.

1) Conecte no MySQL com o usuário root:

[root@timmerman mysql]# mysql -u root -p
Enter password:
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 10
Server version: 5.0.45 Source distribution

2) Sete o banco de dados “mysql”:

mysql> use mysql;
Reading table information for completion of table and column names
You can turn off this feature to get a quicker startup with -A

Database changed

3) Sete para aceitar conexões de qualquer IP de sua rede:

mysql> grant all on *.* to root@”192.168.1.%” identified by “senha”;
Query OK, 0 rows affected (0.00 sec)

E está pronto. Sete o HeidiSQL para conectar-se remotamente no IP do seu servidor MySQL. Alguns selects nas tabelas do database “mysql” são interessantes, mostram bastante sobre a configuração do mesmo. Ainda assim, recomendo a leitura do artigo que citei acima.

That’s all folks.
Lucas Timm.

Categorias:Linux, RedHat
  1. Fábio
    8 de julho de 2008 às 2:05 pm

    Opa,

    Segui sua dica muito boa amigo consegi me conectar ao meu banco como queria, muito obrigado !!!!

  2. 24 de julho de 2008 às 4:01 pm

    De nada =)

  3. 10 de dezembro de 2008 às 10:13 pm

    Cara, muito boa essa dica, ja fazia um tempinho q procurava algo do genero, valeu mesmo kra.

  4. thiago ferraz
    28 de maio de 2009 às 6:14 pm

    não consigo me conectar remotamente so na maquina que esta instaçlado o mysql pode me ajudar

  5. Edy_jf
    17 de fevereiro de 2010 às 4:41 pm

    mysql> GRANT ALL ON *.* TO usuario@’%’ IDENTIFIED BY ‘senha’;
    Faça isso no servidor.

  6. valide comentario
    1 de julho de 2011 às 3:00 pm

    tomar

  7. Anderson
    28 de setembro de 2011 às 4:37 pm

    muito boa dica, vlw, abraços

  8. Vítor Nunes
    13 de fevereiro de 2013 às 10:11 am

    Muito obrigado, me ajudou bastante (:

  9. Giovanni
    5 de setembro de 2013 às 10:50 am

    Pessoal, já fiz de tudo. Li todas as instruções possíveis. Ví todos os vídeos (dezenas) e não consegui acessar o MySQL através do no-ip. Já abri a porta 3306 no roteador para o ip do meu pc. Já dei GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO root@’%’ IDENTIFIED BY ‘minha-senha’; no mysql. e não deu… são 3 dias lendo e tentando. Meu modem é o GVT DSL-2730b. Tentei acessar o MySQl-Front e a string de conexão SQL.Nenhum funcionou. Por favor me ajudem.

  10. Hylessandro
    5 de outubro de 2013 às 5:12 am

    A GVT bloqueia conexão as portas 3306 e 1433 via dns, você terá que adquirir um IP fixo para eles poderem liberar

  11. 10 de novembro de 2013 às 7:01 pm

    Valew amigão, me ajudou bastante.

    Abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

