Início > Uncategorized > Instalando o Slax 6 no PenDrive

Instalando o Slax 6 no PenDrive

A idéia de uma distribuição LiveCD minimalista, contendo apenas os componentes básicos de um Linux, mantendo a compatibilidade total com o Slackware e com uma interface visual super caprichada deu muito certo. O LiveCD do Slax não chega a 200MB, e na versão 6, já existe versão exclusiva para pendrives.

slax2
(Slax, Slax, Slax. Adoro esse nome!)

Não sei se em versões anteriores já existia isso, mas nos tutoriais que li (inclusive do Hudson, do PQui Linux), a instalação do Slax no PenDrive era executada com o (mini-)CD de instalação, diretamente editando o isolinux e o transformando em um syslinux. Porém, na versão 6 do Slax, a instalação em PenDrive foi simplificada, e funciona perfeitamente. São necessários apenas 3 passos:

PS: Backupeie seu PenDrive, Murphy adora PenDrives.

1) Baixe o Slax “LivePenDrive” nesse link.
2) Monte e descompacte o arquivo no seu PenDrive.

# dmesg | grep sd 
(anote o dispositivo)
# mount /dev/sdc1 /mnt/pendrive
# mv ~/slax-6.0.0.tar  /mnt/pendrive
# tar -xvf slax-6.0.0.tar
(criará dois diretórios: boot e slax)

3) Acesse o diretório boot e rode o script bootinst.sh
# cd boot/
# ./bootinst.sh

O script confirmará o dispositivo, aperte ENTER (ou Ctrl + C caso não seja o que dispositivo que você queira) e aguarde. Ele criará a MBR apontando pro diretório boot do PenDrive, e ao final, confirmará avisando que deu tudo certo. Basta desmontar, e você já pode rebootar sua máquina para testar o funcionamento do seu novo Slax Live PenDrive. 🙂

A velocidade de carregamento é superior a de um LiveCD, e eu que nunca tinha usado Linux dessa maneira fiquei surpreendido. Dentro do diretório slax, existe o arquivo cheatcodes.txt, que explica a utilização de vários parâmetros para serem usados durante o boot e resolverem problemas eventuais, não mudou muito desde o meu último Slax Server. Os requerimentos do Slax também são super modestos, e o único impecilho é que, boot via USB só é possível em máquinas mais recentes.

Mesmo assim vale a pena, pois é mais prático carregar um PenDrive do que um LiveCD. Você continuará podendo adicionar arquivos no PenDrive, porém com (quase) 200MB a menos.

Stay safe,
Lucas Timm.

Categorias:Uncategorized
  1. Baduel
    21 de fevereiro de 2008 às 11:22 am

    Ae Timm otima dica.Que bom que voltar a atualizar seu blog

  2. 26 de fevereiro de 2008 às 3:12 am

    Carregar uma distro num pendrive é o que há.
    Instalei o ZenWalk (variante do Slackware) num MP3-Player de 2GB. Assim, enquanto não ouço músicas, posso dar boot em qualquer máquina e usar um sistema mais clean😉 Ou posso ainda ouvir minhas músicas em qualquer PC😉
    Só não está tudo OK ainda (não está bootando certo), mas são problemas que já já serão resolvidos.

  3. 18 de março de 2008 às 2:53 pm

    Ainda num consegui fazer funcionar…
    tenho que formatar o pendrive?
    tô tentando instalar pelo windows (quero me livrar dessa maldito rsrs)…
    se vc’s puderem me ajudar…
    já descompactei o arquivo na pen e rodei o bootinst.bat
    mudei o boot do note (eu tenho um semp-toshiba IS1522)
    mas entra direto no maldito xp…

    abraço

  4. felipe
    17 de abril de 2008 às 9:50 pm

    não esta funcionando o script aqui, não se não to procedendo corretamente.
    segue o erro:

    felipe@sala:/media/MP4/boot$ ./bootinst.sh
    bash: ./bootinst.sh: /bin/bash: bad interpreter: Permissão negada

    felipe@sala:/media/MP4/boot$ sudo ./bootinst.sh
    sudo: unable to execute ./bootinst.sh: Permission denied

    • 20 de março de 2012 às 9:09 pm

      o filho tenta dar $su
      digita a senha do root.
      #e executa o ./bootinst.sh

  5. Freeosbr
    12 de setembro de 2008 às 3:31 pm

    Negativo bro, existe um cd que era usado na versão 5.1.0.8 se não me engano, que eu até baixei e que é usado para bootar o Slax em placas mãe que não tem a opção de usar o boot pela usb. Se vc quiser eu te mando via email, pois ainda o tenho no meu gmail.
    Talvez seja necessário mudar algo nele para funcionar na versão 6, mas ai é mole é só editar os arquivos e mandar bala.rsssss

  6. 5 de novembro de 2008 às 8:00 am

    Grande Timm….
    …tudo bom?
    Tô precisando muito de instalar linux na pendrive mas onde estou não tem linux só windows, então queria saber se tem como instalar atravez do windows?

    T+ e ficou show o novo visual só falta o campo de busca, pois demorei pra achar este post mas o resto ta perfeito!

    • Christian
      6 de outubro de 2009 às 3:53 pm

      Fabricio,

      Para instalar o Slax, a partir do Windows, faça o download, conforme mostrado acima.
      Copie todo o conteúdo para o PenDrive (as 2 pastas boot e slax).
      Agora, vá no Windows Explorer, acesse seu PenDrive, pasta boot.
      Dentro tem um arquivo chamado “bootinst.bat”.

  7. janioDr.Sin
    25 de dezembro de 2011 às 9:29 am

    estou tentando pelo windows,e esta dando erro pra criar o boot, da falha ou não encontra a unidade.

  8. 5 de janeiro de 2012 às 3:10 pm

    quero dar minha contribuiçao, seguinte: baixei o arquivo descompactei com winrar copiei para o pen driver, ai entrei na pasta boot.Dentro tem um arquivo chamado “bootinst.bat”. cliquei nele o windows procura pela letra do driver dando erro, dai vc fecha a caixa da messagem de erro umas 5 vezes, logo apos essa fechaçao de messagem aparece a janelinha do prop do DOS escrito assim: tecle qualquer tecla para continuar ou “x” para abortar, no meu caso eu cliquei espaço para continuar o processo, na tal janelinha do Pronp do DOS aparece assim: ” setting up boot record for N: , wait please… no meu caso aqui a entrada do pen driver estala na entrada com a letra N, depois de o programinha de boot criar uns arquivos no pen driver, volta e aparece escrito assim: “Disk N: shoud be bootable now. intallation finished. read the information above and then press any key to exit…” vc clica pela ultima vez, e logo apos a janelinha do pronp do DOS se fechar o seu pen driver esta montado com todos os arquivinhos q vc precisa, no meu caso aqui eu usei um pen driver de 4 gigas em um not book positivo sem o hd , isso mesmo sem hd e sem leitor de cd, e apos as devidas configuraçoes iniciais, por q o programa slax sempre regrava coisas no pen driver modificando o proprio SLAX, fica perfeito, da pra escutar musica MP3 assistir videos AVI desenhar, escrever calcular,navegar com mozila firefox enfin um verdadeiro Windows rsrsrsr sou um usuario sem nenhuma qualificaçao proficional apenas pesquiso e aprendo!!! meu email betosgames2008@hotmail.com

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

