Início > Diversos > Momento Nostalgia

Momento Nostalgia

Na busca incessante pelo meu CD do Windons 2000 Server, que sumiu há alguns meses aqui onde trabalho, comecei a mexer numas caixinhas antigas que estavam guardadas em alguns armários. Em meio aos ovos e cocôs de baratas e aos mais variados disketes de 3,5 polegadas, como Driver de Placa de Som Creative SB16, Disco de boot Novell Netware e o Driver de instalação Realtek 8029 BNC, acabei encontrando três Cds que haviam sido abandonados há alguns anos. Um CD do Windons 2000 Professional que não me serviu muito, visto que o meu já tem o SP4 – mesmo assim guardei, um CD do CorelDraw 8, e um escrito “Lotus Smart”.

Olhei pra ele por alguns instantes e, ainda sem acreditar, senti vontade de matar a saudade daquela suíte. Visto que meu primeiro planilhador foi o Lotus 1-2-3 pra Windows 3.11, resolvi tentar efetuar a instalação. Carregando o CD, havia também alguns outros softwares dentro da mesma mídia. Internet Explorer 4, Winzip 6, Atualizações do Windows 98… E é claro, o Lotus StartSmart.😉. Apesar de eu não ter nenhum computador com Windows 95 aqui, tentei no ChisPê, com algum grau de sucesso – apesar das muitas mensagens de erro, funcionou aparentemente normal. Segue algumas screenshots para quem não se lembra ou não conhece.

Instalação do Lotus SmartSu�te 97

Instalação

Lotus 1-2-3

Lotus 1-2-3, sempre foi melhor que o Excel…

Lotus WordPro 97

 Lotus WordPro 97. Se tivesse pra Linux eu usaria.

Instalei o Lotus, fazendo todo o processo por VNC, num coitado de um Pentium 4 2.8GHz com 512MB Ram e HD Sata que dá pena ao rodar o Windons ChisPÊ. Não entrarei em detalhes pois não há necessidade. Next, Next, Next e Finish. Brinquei por dois dias, o suficiente pra matar a minha saudade, e refletir um pouquinho.

[Reflexão_mode on]

Nos ultimos anos, ultrapassamos a barreira dos 3GHz, interpretamos palavras de 64bits em ambiente CISC (muitos não sabem, mas o Sparc já é 64bits há muito tempo), e temos inovações tecnológicas imensas… Celulares, iPods (e genéricos😉, mouses ópticos, monitores de LCD, câmeras digitais, redes wi-fi e AiGLX. Tudo é muito comum hoje em dia, mas parece que não satisfaz ninguém! Vivi num tempo que os computadores possuíam 100, 133, 200MHz, com 16 a 64MB Ram. Embora eles eram top de linha em sua época, a diferença dos atuais é que antes, eles nos satisfaziam. Eles nos geravam felicidade.

Usar um computador era sempre uma emoção. (E atire a primeira pedra quem viveu naquela época e não gostava de jogar Prince of Persia ou Time Comando). Mas hoje em dia as coisas são diferentes. As pessoas pensam em Windows Vista, em ADSL mais rápido, em baixar o dvd no eMule, ou na GeForce 7600 nova que ele comprará para aposentar a “idosa” FX5200.

Sinceramente, isso dá pena! E, definitivamente, os computadores perderam o encanto. Como reparar essa ignorância, se é que isso é realmente uma ignorância? (Eu não sei). Então, eu me considero feliz mesmo tendo um Athlon setecentos megarrérts com quinhentos e doze megabytes de memória Ram, sem previsão de upgrade, pelo simples fato dele suprir as minhas necessidades. Ele roda Slackware com Gnome, já rodou XGL (do Big Linux), roda FreeBSD, e roda Windows 2000 sem sequer reclamar. E pra quê eu vou comprar outro computador, para usar Windows Vista? Não brinca…😉

[Reflexão_mode off]

Será que apenas eu penso assim?

Stay safe,
Lucas Timm.

Categorias:Diversos
  1. 21 de dezembro de 2006 às 5:00 pm

    cara, simplesmente d+ isso, voce falou uma verdade, eu quase chorei ao lembrar de meu 386, 16mb, 512k vga, 120mb hd, aqueles floppys enormes, era simplesmente lindo aquilo, saudades do ms-dos e win 3.1, nunca travaram comigo ele, saudades do jogo do homem das neves,… saudade dos tempos de computadores de verdade😉
    cara, vc tah de parabéns pelo blog.

  2. Victor de Castro
    10 de fevereiro de 2007 às 12:11 am

    vc falou exatamente oq eu gostaria de dizer e naum conseguia.. acho q a melhor palavra realmente eh “mágica” hoje isso naum existe mais, eh tudo taum rápido.. Aah.. Time Comando, eu ainda tenho o cd, tentei rodar ele no chispê mas deu uns bugs gráficos. saudades….

  3. 17 de março de 2007 às 4:34 pm

    caramba…
    vc é tao jurássico qto eu… hahahahah…. e olha, amei a sua “cronica”. Sensibilidade a flor da pelo e nostalgia. Joguei muito no time comando sim… Era demais… tbm no Claw era bem legalzinho, e voltando ainda no tempo, tinha o digger (hahahah) rodava no meu AT 286 sem turbo.
    bons tempos… hoje minha vida computadorizada gira em torno de orkut, YR, Google, emails… que tédiuuuuu.

  4. Carlos Franco
    31 de maio de 2007 às 6:33 pm

    Também sou do tempo em que computador tinha uma certa magia…quem não lembra da proteção de tela do náufrago na ilha? No meu micro, se quiser usar usá-la tenho que voltar do ruindows chispê para o ruindows 98…

  5. kamishiro mayku
    9 de julho de 2007 às 5:48 pm

    Cara, essa foi de sair lágrimas, me lembrou do tempo onde eu usava o ruindows 98 e jogava direto Prince of Persia meio travando ainda por cima. Sem net, as vezes ficava fuçando nas pastas do sistema aew quando fudia tinha que chamar um técnico😄 Hoje em dia todos falam em efeitos 3D nos jogos e talz e chamam os velhos PCs de coisa da era da pedra sem ao menos conhecer o que era você vibrar na hora de carregar algo e você pular de alegria quando aquilo funcionava.

    O que eu hoje mais desejo é um Computador que rode linux(não precise ser AQUELE computador) e que economize bastante energia e não seje tão caro para comprar. Esses pcs de hoje são um comedor de energia que ta loco. Eles só avançaram em tecnologia de modernidade em GHz e talz mais economizar energia que é bom isso sempre será o mesmo.

    Ah, meu pc suporta o Vista, eu baixei ele e testei até dar os 30 dias de testes, é uma porcaria. Aquilo só me fez ficar mais longe do ruindows. Demoraram 5 anos pra customizar o chispê e colocar efeitos e depois vender por uma fortuna? só pros vadiu mesmo.

  6. arnon
    12 de agosto de 2007 às 2:07 pm

    ola… alguem sabe onde consigo o time comando pra baixar???? arnon_italia@hotmail.com me manda ae<<

  7. R-Mendes
    5 de setembro de 2007 às 2:10 am

    Ainda assim são atuais… Sou do tempo do PC-XT, anterior ao 286. Na época Windows ainda não existia por aqui. Mouse? Ha, ha, ha… O que era isso? Monitor só monocromático, DOS e drive de disquete de 5 1/4.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

